"MARIANA nos convida para uma interessante jornada, emprestando-nos “seu olhar” para mostrar,
através da narrativa de seus pensamentos, sentimentos e emoções, tudo que existe além das “DIS-HABILIDADES”.
------------------------------------------------------------------

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Conta-Reconta: "A foto da menina com a boneca"

História Original: A foto da menina com a boneca
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

POR ANA LÚCIA BRANDÃO

Acho que foto de menina com boneca é o primeiro evento oficial de um ensaio para ser mãe.

Lembro que fiquei muito emocionada quando meu pai tirou uma foto minha com um bebê que vestia roupas de tricô que vovó tinha feito para ele. Eu estava no parque. Ele me chamou para tirar a foto. Devia ter uns três anos. Me senti muito responsável e adulta.

Essa Mariana puxa muitas lembranças...

POR SUELY LAITANO NASSIF

Sim, Mariana era assim...
Tinha chegado ao mundo com essa capacidade
de viver tudo intensamente...
de observar tudo ao seu redor, querendo participar...
seja fazendo coisas inesperadas,
seja criando, imaginando outras...
Assim o tempo todo surpreendia os adultos, não acostumados com crianças pequenas!

Mariana, foi sempre muito ligada às bonecas... bem pouco tempo depois ela começa a colecionar bonecas. Eram bonecas de pano, de papel recortado, de corpinho de talco... Pode ter sido esse seu ensaio de ser mãe, ou o fato de que desde muito cedo tenha se tornado responsável pelos irmãos, que foram nascendo ano após ano. Foram 6 ao todo... fora os primos e os amigos...

Ensinou a todos as primeiras letras, mesmo não sabendo direito para si...
conseguia ensinar e ajudar nos deveres de casa.
Sempre muito responsável... no entranto nunca deixou de brincar, de brincar muito durante toda a sua infância. Brincava brincadeiras de meninos e de meninas... participando e criando outras novas. Vivia assim, em dois mundos... o da família e o da sua imaginação.


---------------------------------------------------------


POR ANA LÚCIA BRANDÃO

Fiquei me perguntando...
Porque será que Mariana acolheu responsabilidades como quem acolhia bonecas?
Quis aprender a viver, compartilhando seus acertos e erros. Fazer da vida um tecer comunitário, baseada na troca afetiva, que retro-alimenta a energia do viver.

Hoje, parece que isso anda tão parco nas pessoas. Meninos de 20 anos já pensam em abrir a própria empresa e criar a sua logomarca...

Enfim, eu torço para que feito as estrelas no céu, outras Marianas estejam nascendo!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ir para a página: Conta, Reconta e conta outra vez...

Um comentário:

  1. Mariana brincava
    Mariana ensinava
    MAriana dançava entre
    o fazer-se Mariana
    e o não caber em si mesma

    Mariana amou as bonecas
    porque viu
    o humano no inerte;
    Mariana brincou de roda
    por sentir-se roda
    e pôs-se a rodopiar como se não houvesse linha reta

    Mariana que embalou-se na cantiga mais velha do mundo
    no pulsar do ser-criança
    para que pudéssemos nós
    mais uma vez
    acreditar

    ResponderExcluir